quinta-feira, 2 de junho de 2011

Tuberculose e Hanseníase: Saiba mais

Tuberculose

  A tuberculose chamada antigamente de "peste cinzenta”, e conhecida também em português como "doença do peito", é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a humanidade nos dias atuais. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch.
  A tuberculose pulmonar é a forma mais frequente e generalizada da doença. Porém, o bacilo da tuberculose pode afetar também outras áreas do nosso organismo, como, por exemplo, laringe, os ossos e as articulações, a pele, os gânglios linfáticos, os intestinos, os rins e o sistema nervoso. 
  Os sintomas mais comuns são tosse com secreção, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. A tuberculose se dissemina através de aerossóis no ar que são expelidas quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem, espirram, falam ou cantam. O tratamento requer a análise do diagnóstico da pessoa, onde esta doença é bem resistente a medicamentos.


Hanseníase  
  É uma doença contagiosa, que passa de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para outra. Demora de 2 a 5 anos, em geral, para aparecerem os primeiros sintomas. Que podem ser a incapacidade de diferenciar entre o frio e o quente no local afetado apresentam sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos que facilitam o diagnóstico, como manchas mais claras que a pele ao redor podendo ser avermelhadas.
Pode atingir criança, adultos e idosos de todas as classes sociais, desde que tenham um contato intenso e prolongado com bacilo. Onde afeta principalmente as regiões como pele e nervos. Caso não tenha um tratamento adequado com antibióticos pode causar incapacidade e deformidades. O tratamento é um direito de todo cidadão e está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde SUS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário