quinta-feira, 2 de junho de 2011

Hipertensão e Diabetes: Saiba mais

Hipertensão


 Hipertensão é a pressão arterial acima de 140 por 90mmhg uma doença assintomática que atinge grande parte das pessoas, acredita-se que o aumento da pressão arterial provoque tontura, sangramento nasal, dor de cabeça, palpitações ou pontos brilhantes que atrapalham a visão. O diagnóstico da hipertensão é feito nas fases mais avançadas da doença, quando as complicações já estão instaladas por isso é fundamental que o diagnóstico seja feito bem antes, a única forma de fazer o diagnóstico da hipertensão é aferindo a pressão em períodos regulares. Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles: - fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física, além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, é maior entre mulheres acima de 50 anos, é maior em diabéticos.
 As complicações são várias graves: AVC, insuficiência renal, infarto agudo do miocárdio, impotência, problemas visuais, etc. Medidas simples e eficazes podem ser adotadas para o controle da hipertensão.

  

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada.



Diabetes

 Doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características. Podendo existir 2 tipos diabetes tipos I e diabetes tipos II, essa doença pode aparecer em qualquer idade e suas causas são desconhecidas, sabe-se que os sintomas mais freqüentes são vontade de urinar várias vezes, fome freqüente, sede constante, perda de peso, fraqueza, mudança de humor, náuseas e vômitos. O diagnostico pode ser feito verificando-se o nível de açúcar no sangue através de exames como glicemia em jejum e teste de tolerância oral a glicose. A diabetes é uma doença crônica. Ela não tem cura, mas tem controle com o uso da medicação correta. O não controle da diabetes leva a pessoa a um processo de envelhecimento rápido, com falência de órgãos importantes como rins, olhos, cérebro, pois o excesso de glicose na circulação promove lesão de pequenos vasos sanguíneos que pode ocorrer em qualquer órgão do corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário